Em 18 de fevereiro de 1906, nascia em Viena, Áustria, Hans Asperger, o pediatra que descreveu pela primeira vez, em 1944, uma condição de desenvolvimento caracterizada por excentricidade, constrangimento motor, dificuldades nas relações sociais, interesses limitados e repetitividade do comportamento: essas são algumas características da Síndrome de Asperger, assim nomeada em sua homenagem.A Síndrome de Asperger faz parte do chamado Transtorno do Espectro do Autismo. Pessoas com Asperger geralmente processam detalhes adicionais ao seu redor e possuem grandes habilidades em observação e ordem detalhadas, processando muito mais os sentidos, fazendo com que cores, sons, cheiros e sentimentos pareçam mais brilhantes, mais altos e mais fortes. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger.

Há dois critérios para o diagnóstico do TEA: déficit na reciprocidade socioemocional (seja na comunicação não verbal ou na interação social) e presença de comportamentos restritos ou repetitivos. A diferença entre os transtornos é o grau, dentro do espectro autista, já que é possível ter pessoas com TEA com apenas pequenas dificuldades de socialização até indivíduos com afastamento social, deficiência intelectual e dependência de cuidados ao longo da vida. Geralmente, uma criança do espectro autista apresenta os seguintes sintomas:

– dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual,expressão facial,gestos,expressar as próprias emoções e fazer amigos.

– dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo,

-alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas,interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e sensibilidade sensorial(hiper ou hipo)