Segurança no Lar – Quando a idade se torna realidade

seguranca no lar idosoA principal meta das pessoas que já fazem parte da terceira idade é a qualidade de vida. Ao se chegar nessa época, há uma série de mudanças no corpo e no cérebro que surgem juntas, direcionando os cuidados a saúde, lazer, segurança e locomoção. Isso significa que os idosos passam a ter algumas dificuldades que os impedem de realizar atividades que antes eram consideradas simples, isto porque é comum que haja redução dos reflexos, da visão, da audição ou do equilíbrio. Essas limitações começam a surgir com o tempo, sendo assim, é preciso buscar alternativas para melhorar as experiências dentro e fora de casa. Quando se fala em adaptar o ambiente para idosos, logo vem à lembrança de um recém-nascido, onde é necessário um quarto equipado para os cuidados da criança, correto? E o mesmo ocorre com os mais velhos, que precisam de um local adequado para que os possa auxiliar a superar todos estes desafios que a idade traz consigo.

Segurança no Lar – Primeiros Passos

O primeiro passo para garantir a segurança dentro de casa é planejar quais serão as adaptações necessárias em cada cômodo. Como grande parte precisa da ajuda de andador ou bengala para se locomover, as áreas de circulação devem ser espaçosas e livres. Nesse caso, vale muito a pena observar o dia a dia do morador, notando em quais espaços ele permanece por mais tempo e quais são as maiores dificuldades que se apresentam, esse ponto será importante para contribuir nas mudanças da casa. O foco da atenção deve ser direcionado aos móveis, sempre arredondados e fixos no chão, evitando assim, acidentes futuros. Aquela ideia de “menos é mais” se encaixa perfeitamente nesse sentido, pois, o quarto deve ser simples e bem organizado para que o idoso não tropece nos objetos.

Segurança no Lar – Detalhes nos Cõmodos

Para a segurança no lar, o banheiro é um local que requer muito cuidado, uma vez que, é naturalmente um ambiente de risco por ser bastante escorregadio, gerando acidentes com maior facilidade. O ideal é investir em um piso antiderrapante ou até mesmo tapetes de borrada que grudam no chão. É sempre bom enfatizar a importância de barras de apoio pela casa, mas, principalmente na parte do chuveiro, se possível o ideal é instalação de assentos para tornar o banho mais tranquilo. Outra parte importante é a iluminação, que deve ser feita por meio de sensores ou receptores próximos aos locais estratégicos, o auxílio de cortinas e janelas também contribuem em uma melhor iluminação. Lembre-se também das portas, devem ser largas e fáceis de abrir, facilitando na passagem. Como se trata de uma casa para idoso, não se esqueça de garantir as cópias das chaves, o esquecimento nesta idade vai se tornando cada vez mais frequente, então é melhor prevenir. Assim como as demais áreas da casa, a cozinha precisa ser bem iluminada. Os armários, que precisam ter altura acessível, já fogão deve ficar próximo à pia, essa ação diminui o espaço de deslocamento com objetos quebráveis nas mãos. Além disso, o recomendado é que ele seja elétrico, prevenindo outro tipo comum de acidentes.

Segurança no Lar – Conclusão

Como foi possível analisar, esses ajustes são simples, mas exigem planejamento, visto que, alterar todos os cômodos de uma residência é um processo que leva tempo. Tenha em mente que todas essas mudanças proporcionam uma qualidade de vida muito melhor para o idoso. Como pode se observar, nossas casas estão cheias de armadilhas e estamos expostos todos os dias a vários perigos, por isso, se escuta sempre que todo o cuidado é pouco. Ao fazer essas alterações, a casa dos idosos torna-se bem mais segura e mesmo com a idade continuem à vontade para que realizem as tarefas que desejam em seu dia a dia, contar com a ajuda de profissionais especializados na tutela de pessoas da terceira idade também é recomendado. Afinal, em alguns casos, apenas a ajuda dos familiares não é o bastante, pois o idoso precisa de atenção específica e de um acompanhamento médico, garantindo qualidade de vida nessa fase tão especial.