Saúde do Homem
(a importância do cuidado para prevenção ou diagnóstico de doenças).
Quando se trata de saúde, não existe idade, naturalidade e muito menos gênero. Ter uma vida equilibrada e sem preocupações maiores, depende bastante dos hábitos saudáveis e do acompanhamento médico. Esse tipo de tranquilidade pode ser passada principalmente por meio de exames preventivos, pois é o caminho para o envelhecimento junto a qualidade de vida. Normalmente as mulheres têm uma avaliação médica frequente, se cuidam desde cedo, sendo assim, conseguem ter os diagnósticos mais rápidos. Entretanto, os homens costumam dar menos atenção à saúde. Sabemos que por trás há uma questão cultural, já que grande parte pensa que doença é sinal de vulnerabilidade e a outra parte tem medo de descobrir alguma condição, optando por evitar ir ao médico nos primeiros sinais da doença, procurando somente quando surge algum incomodo maior, resultando em doenças em estágio avançado.
Saúde do Homem – a importância do CheckUp
Saúde é uma coisa que deve ser sempre observada, antes prevenir do que ter problemas sérios futuramente. É claro que o histórico familiar conta muito, por isso, os pais de meninos devem ficar atentos, e mostrar para a criança a importância de se cuidar, pois os exames tendem a ficar mais frequentes. Por mais que outros aspectos influenciem em uma vida saudável, de certa forma estamos cientes que a idade é um fato bastante relevante, que interfere gradativamente. O check up completo é indicado para homens a partir dos 30 anos e deve ser repetido anualmente. A partir dos 40 anos, todos devem passar por um urologista para avaliar a saúde da próstata. Com o passar dos anos o metabolismo vai ficando lento e os hormônios também começam manifestar uma diminuição na produção de testosterona entorno dos 50 anos, os essa disfunção hormonal quando não tratada, pode acarretar problemas como, doenças cardiovasculares e da perda de massa muscular. E aspectos como manter o peso ideal, a pratica de atividades físicas é fundamental para evitar essa doença e diminuir o risco de infartos e derrames.
Saúde do Homem – Prevenindo para o Futuro
Além disso, você costuma comer alimentos industrializados? Este é mais um passo que prejudicará futuramente. As complicações cardiovasculares por exemplo, são um dos problemas mais complicados que afetam a saúde do homem, ela consiste no desenvolvimento de placas de colesterol formando coágulos de sangue, o que pode ocasionar em um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. Outro tipo de doença comum é o câncer de pulmão, que se desenvolve pelo uso excessivo do tabaco, tendo chances de se tornar agressivo quando se espalhar para outras áreas do corpo. O recomendado é que esse tipo de vicio, como também o do álcool seja cortado ou pelo menos amenizado pelos pacientes. Já quando se trata de câncer e principalmente o de próstata, os fatores de risco estão ligados a idade e o histórico familiar. Portanto, a prevenção é fundamental para o controle da doença. Tenha uma relação saudável com a família e fique por dentro dos assuntos referentes ao passado da saúde dos seus familiares.
Saúde do Homem – Hábitos Saudáveis
Pensar em doenças e problemas de saúde pode causar ansiedade e preocupação. Mas se você tomar os devidos cuidados agora, vai prevenir o sofrimento no futuro. A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir os riscos de possíveis doenças. Alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens para a identificação precoce, aumentando as chances de um tratamento eficaz. O médico irá decidir quais exames solicitar, de acordo com o estado de saúde do paciente, assim como o histórico familiar. Normalmente os pedidos variam de a checagem da pressão arterial, o cálculo do índice de massa corporal para avaliar o peso, medição da circunferência abdominal para verificar o risco cardiovascular, exames de sangue para medir o colesterol, as triglicérides, a glicemia, exames de sangue e urina para avaliar a função renal, avaliação cardiológica. Tá vendo como é importante fazer exames periodicamente? Os riscos são muitos, mas todos podem ser tratados se houver o devido cuidado e alguns poucos exames podem salvar sua vida.