Ter um idoso em casa exige outros cuidados tão importantes quanto os já tradicionais do dia-a-dia, que muitas das vezes passam despercebidos pela família.
Assuntos como: evitar acidentes em casa, ter cuidados com a saúde, ficar atento aos golpes e fraudes cometidos frequentemente contra idosos, entre outros, devem ser discutidos pelos familiares com seu idoso. “É importante discutir alguns assuntos, até para deixar claro que o objetivo é tornar a vida do idoso melhor, mais fácil e prática. Tudo para o bem dele”, explica a psicoterapeuta Zenaide Monteiro. Porém, um ponto muito importante para tratar de assuntos tão delicados com o idoso, é a forma de abordagem.
Antes de tudo, é preciso respeitar as características do idoso e tomar os devidos cuidados para não infantilizá-lo. “Trate-o com respeito e entenda como ele é. Se é mais expansivo, não há problema em abordar os assuntos na frente da família. Mas, se ele é mais fechado, a tarefa deve ser dada ao familiar mais próximo, reservadamente e com carinho”, sugere a especialista. Outro fator importante é saber lidar com sua resistência inicial. Afinal, mudar os hábitos não é confortável para ninguém. Muito menos para quem vive há anos da mesma forma.
Fale com eles sobre:
1 – Opção de moradia. Discuta o que eles preferem: permanecer na casa atual, se mudar para uma menor ou viver em um condomínio? Quando é preciso cuidado, conversem sobre ajuda domiciliar ou mudança para uma instituição.
2 – Crime e fraude. Idosos são alvo fáceis para criminosos. Golpes e vendas destinadas às pessoas mais velhas podem causar prejuízos. E idosos vítimas sentem vergonha de discutir o assunto. Conversar é fundamental para aproximá-los dos filhos.
3 – Atividade saudável. Sempre há um tipo de exercício que o idoso possa fazer, mesmo que em uma cadeira. Estudos mostram que atividades regulares contribuem para um envelhecimento saudável. Incentive para que adicionem exercícios em seu cotidiano.
4 – Mudando a casa. Quais reparos podem ser feitos para segurança e conveniência do idoso? Não deixe objetos soltos no caminho: Tapetes, fios, mesinhas. Faça um tour em casa, olhe as situações e condições que podem ser perigosas no deslocamento.
5 – Saúde e depressão. Atividades que estimulam o cérebro são bastante eficazes. Manter a mente sempre ativa e passar mais tempo com outras pessoas promovem a saúde cerebral e deixam o sistema imunológico mais forte e melhoram o humor .
Fonte: Right at Home. https://comunica.ufu.br/noticia/2020/03/idosos-em-tempos-de-coronavirus-o-que-fazer-em-casa