Acompanhante Hospitalar
Por muitos anos o papel de acompanhante hospitalar foi executado pelos membros familiares da pessoa que ficava por um período no hospital, seja para internação, cirurgia ou exames complexos.
Ocorre que, o ambiente hospitalar por mais humanizado que seja, é um ambiente cansativo que gera muito estresse para o familiar que acompanha e se envolve emocionalmente. Em muitos casos os familiares têm outros compromissos e se sobrecarregam com tal responsabilidade.
Surge então, a figura do acompanhante hospitalar contratado, ele irá executar o papel do familiar e será o elo entre todas as partes envolvidas.
Para facilitar o dia a dia no processo de recrutamento de mão de obra, os familiares optam por contratar empresas que disponibilizam um profissional de acordo com suas necessidades.
Assim a CuidBem entra em ação, disponibilizando um profissional que executará a função de acompanhante hospitalar pelo período necessário.
Denomina-se o acompanhante hospitalar como cuidador de pessoas, ele recebe o treinamento adequado para executar os cuidados e interagir de forma coerente com a equipe de enfermagem.
É importante salientar que o acompanhante hospitalar é todo aquele que oferece assistência a quem não têm condições de assumir o autocuidado, ele coopera na recuperação do acompanhado e dá suporte as necessidades básicas e fundamentais do acompanhado. Por atender as preferências e por auxiliar a equipe de enfermagem nos cuidados ao atendimento das necessidades de higiene pessoal, mobilização, locomoção e alimentação do acompanhado, o cuidador ou acompanhante hospitalar se tornam figuras muito importante no processo de humanização.
Dentro da legislação brasileira existem alguns casos que a presença do acompanhante hospitalar é obrigatória. Os Estatutos da Criança, do Adolescente e do Idoso asseguram que na internação hospitalar a presença do acompanhante é obrigatória quando o paciente for menor de 18 anos de idade ou for idoso com 60 anos de idade ou mais.
A CuidBem disponibiliza profissionais capacitados para todas as funções relacionadas aos cuidados mencionados acima.
Disponibilizamos profissionais para acompanhar em procedimento laboratorial que requer recuperação anestésica, em pré e pós cirurgias e nas internações hospitalares.
Nossos cuidadores e acompanhantes hospitalares cuidam de pessoas com dependência ou limitação física temporária ou permanente. Eles fiscalizam a assistência prestada no hospital, asseguram a comunicação entre o paciente e a equipe de enfermagem, acompanham a evolução clínica, identificam as necessidades sentida pelo assistido, ajudam com apoio emocional; transmitem segurança, força, coragem, tranquilidade e otimismo ao paciente.
Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1999/prt0280_07_04_1999.html
https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/sus-conheca-os-seus-direitos
www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anuais/arquivos/0061_0016_01.pdf