As festas de fim de ano geralmente despertam muitos sentimentos e lembranças, portanto realizar a inclusão do idoso nas festividades auxiliam neste momento de nostalgia e melancolia. Para muitos idosos, as comemorações de final de ano, não tem a ver com presente, e sim com presença. A interação humana, especialmente com os entes queridos, pode tornar esta época muito mais alegre e acolhedora. Contudo, é preciso ter muita atenção ao fazer a integração do idoso nesses eventos, para que não sejam desencadeados momentos de estresse e mudanças na rotina que podem afetar a sua saúde.Sendo assim, preparamos algumas dicas para auxiliar nesta inclusão, sem deixar de lado a segurança e o bem estar dele.
Como fazer a inclusão do idoso nas festividades do final de ano? Uma excelente forma de fazer a inclusão, é fazer com que seu ente querido se sinta útil. Pedir ajuda com o cardápio ou a decoração, faz com que o idoso participe deste momento. Além disso, existem diversas atitudes simples que podem auxiliar neste momento.
1- Aproveite o tempo Como já foi dito, os sentimentos de abandono e a saudade dos entes queridos já falecidos, prevalecem nesta época. Este ano, especialmente, devido ao coronavirus, a tensão tem tomado conta da maioria das pessoas, portanto aproveite a magia de dezembro, para aproveitar a presença e a passar um tempo de qualidade com eles.
2- Escolha um cardápio adequado A alimentação é um fator muito importante na terceira idade, sendo assim, é fundamental que as regras de alimentação sejam mantidas, mesmo com as festas de fim de ano. Então quando for escolher o cardápio da ceia, monte um especialmente para seu ente querido. Desta forma você evita desconfortos digestivos e não compromete a saúde dele de modo geral.
3- Evite o álcool O consumo de álcool nesta época é bastante comum, até mesmo para pessoas que raramente bebem ou bebem socialmente. Mas com os idosos, é muito importante que este consumo seja limitado ou até mesmo inexistente, principalmente para aqueles que possuem outras doenças agravantes.
4- Envolva-o nas atividades Uma excelente forma de acolher o idoso, é mostrar que suas habilidades são essenciais. Seja no preparo de alguma receita, ou alguma dica de decoração. Independente da contribuição, se sentir útil e importante é um fator primordial na inclusão do idoso.
5- Respeite a sua rotina Neste final de ano, é bastante importante que as organizações das atividades, não fujam da rotina do idoso. Algumas regras, como horário das medicações, alimentações e descanso, precisam ser mantidas, caso contrário, o que era para ser prazeroso e saudável, pode ser cansativo e desgastante.
6- Preste atenção ao seu comportamento É necessário estar sempre atento o comportamento do idoso, até porque alguns possuem condições que necessitam mais cuidados e ações rápidas. Algumas circunstâncias são agravadas devido à alguns comportamentos na festa, como por exemplo, muita bagunça e barulho pode deixar o idoso confuso e irritado, fazendo com que ele sofra com essa situação.
Fique sempre de olho, acompanhando estas características.
Caso sinta que seu ente querido está desconfortável, agitado ou agoniado, permita que ele descanse e o afaste do que está causando este problema.